terça-feira, 29 de janeiro de 2013

EGOS EM EVIDÊNCIA: (RE)CONFIGURAÇÕES DO ÍNTIMO NA TESSITURA DO DISCURSO MIDIÁTICO

terça-feira, 29 de janeiro de 2013
Nossa pesquisa de doutorado, ainda em andamento, intenta problematizar a noção de intimidade, a partir da análise de discursos que circulam na mídia, os quais paulatinamente põem em xeque as linhas divisoras historicamente determinadas da chamada vida íntima. Esses discursos, normalmente, explicitam fatos, imagens e declarações outrora restritos à esfera do privado. Nossa pesquisa volta-se, portanto, para o exame das discursividades midiáticas por onde os sujeitos constroem-se, tendo em vista a cultura do exibicionismo e do espetáculo atualmente em voga. Além do objetivo geral, que é analisar o modo através do qual o discurso do site Ego espetaculariza a intimidade do sujeito-celebridade, interessa-nos de maneira específica: i) perscrutar os mecanismos que, na ordem do dizível, permitiram a aparição de discursos sobre a vida íntima na mídia, observando os aspectos histórico-sociais que redefinem as fronteiras entre o público e o privado; ii) analisar a constituição do sujeito-celebridade na mídia, com base nos discursos sobre a intimidade a partir do site Ego; iii) descrever/interpretar os discursos, sejam verbais, imagéticos ou sincréticos, acerca da vida íntima nesse site, atentando para o caráter rizomático assumidos por tais discursos por meio da interatividade com outras vitrines midiáticas; iv) contribuir para os estudos desenvolvidos no âmbito da AD, principalmente os que se voltam para o exame das discursividades contemporâneas cada vez mais amalgamadas pela conjunção do verbal com a imagem.

Palavras-chave: Análise do Discurso. Mídia. Celebridade. Intimidade. 

Francisco Vieira da Silva (PROLING/UFPB)
Orientadora: Regina Baracuhy (PROLING/UFPB) 

0 comentários:

 
PESQUISAS DESENVOLVIDAS PELO CIDADI ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates ► Distribuído por Templates