terça-feira, 16 de junho de 2015

DISCURSO, CORPO E GOVERNAMENTALIDADE: as marcas identitárias do sujeito fumante nas campanhas antitabagistas das embalagens de cigarro.

terça-feira, 16 de junho de 2015
Esta pesquisa, desenvolvida em nível de Mestrado, objetiva analisar a governamentalidade do sujeito fumante e a constituição de suas identidades em campanhas antitabagistas, a partir de enunciados que circulam na materialidade sincrética das embalagens de cigarro. Ancoramo-nos no arcabouço teórico da Análise do Discurso (AD) em diálogo com a teoria de Michel Foucault e suas ressonâncias no Brasil, com a Semiologia Histórica, para analisar a materialidade sincrética da imagem e com alguns teóricos dos Estudos Culturais, para tratarmos da construção identitária pelo/no discurso. De modo mais específico, a partir de uma abordagem arquegenealógica do discurso, pretendemos analisar as condições de emergência do corpo do sujeito fumante como estratégia discursiva no combate ao tabagismo; verificar como se exercem as relações de poder/saber sobre esse sujeito e as instituições que legitimam o discurso antitabagista. Nosso corpus é constituído de 18 enunciados, distribuídos em três séries enunciativas, construídas a partir da ideia de trajeto temático, quais sejam: Tabagismo e os riscos de doença e morte para o sujeito fumante; Os riscos do tabagismo passivo; e Tabagismo e impotência sexual. O campo de memória do qual esses enunciados fazem parte nos possibilita correlacioná-los a propagandas de cigarro e verificar as movências históricas do discurso sobre o tabagismo em nossa sociedade, bem como as diferentes posições que o sujeito fumante passou a ocupar em decorrência disso.

Palavras-chave: Análise do Discurso. Campanhas de prevenção. Governamentalidade. Sujeito fumante.

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