Esta pesquisa, desenvolvida em
nível de Mestrado, objetiva analisar a governamentalidade do sujeito fumante e
a constituição de suas identidades em campanhas antitabagistas, a partir de
enunciados que circulam na materialidade sincrética das embalagens de cigarro.
Ancoramo-nos no arcabouço teórico da Análise do Discurso (AD) em diálogo com a
teoria de Michel Foucault e suas ressonâncias no Brasil, com a Semiologia Histórica, para analisar a materialidade sincrética da imagem e com alguns teóricos dos Estudos Culturais, para tratarmos da construção identitária pelo/no discurso. De
modo mais específico, a partir de uma abordagem arquegenealógica do discurso, pretendemos
analisar
as condições de emergência do corpo do sujeito fumante como estratégia
discursiva no combate ao tabagismo; verificar como se exercem as relações de poder/saber sobre esse sujeito e as instituições que legitimam o discurso antitabagista. Nosso corpus é constituído de 18 enunciados,
distribuídos em três séries enunciativas, construídas a partir da ideia de trajeto temático, quais sejam: Tabagismo e os riscos de doença e morte para
o sujeito fumante; Os riscos do
tabagismo passivo; e Tabagismo e
impotência sexual. O campo de memória do qual esses enunciados fazem parte
nos possibilita correlacioná-los a propagandas de cigarro e verificar as
movências históricas do discurso sobre o tabagismo em nossa sociedade, bem como
as diferentes posições que o sujeito fumante passou a ocupar em decorrência
disso.
terça-feira, 16 de junho de 2015
DISCURSO, CORPO E GOVERNAMENTALIDADE: as marcas identitárias do sujeito fumante nas campanhas antitabagistas das embalagens de cigarro.
terça-feira, 16 de junho de 2015
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