terça-feira, 7 de outubro de 2014

A GOVERNAMENTALIDADE DOS ESPAÇOS DE LAZER NO DISCURSO DA PROPAGANDA TURÍSTICA DO GOVERNO DA PARAÍBA

terça-feira, 7 de outubro de 2014
Este trabalho tem como objetivo central analisar a produção de sentidos nos discursos das propagandas turísticas do estado da Paraíba, a fim de verificar como estas propagandas delimitam os espaços de lazer (exposição/interdição) do sujeito social, como se manifestam os procedimentos de controle (técnicas disciplinares) que conduzem as práticas discursivas desse sujeito e, por fim, investigar a constituição do discurso normativo que compõe a biopolítica e fomenta a governamentalidade nesses espaços. Para isso, utilizaremos como embasamento teórico a Análise do discurso de linha francesa e suas ressonâncias no Brasil, fazendo o batimento da teoria de Michel Pêcheux, fundador da teoria supracitada, com as ideias de Michel Foucault.  Para alcançar esses objetivos, analisaremos três propagandas turísticas de lazer, fazendo uso de algumas categorias analíticas, como: sujeito, memória, enunciado, sentido, controle, poder, governamentalidade, dentre outras. Este trabalho apresenta um viés descritivo-interpretativo, de abordagem marcadamente qualitativa.


Palavras-chave: Análise do Discurso. Governamentalidade. Sentido. 

Kamila Nogueira
Orientadora: Regina Baracuhy

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