terça-feira, 8 de novembro de 2011

DO ARMÁRIO AO ALTAR: A SUBJETIVIDADE GAY NOS JOGOS DE VERDADE DO DISCURSO MIDIÁTICO

terça-feira, 8 de novembro de 2011
JJ Domingos
DOUTORANDO PROLING/UFPB

O período do fim da ditadura no Brasil marca uma época muito particular de nossa história. Além da abertura política, apresenta-se a possibilidade de novos discursos, em especial de grupos considerados minoritários ou marginais. Buscando maior visibilidade, vários destes grupos veriam na mídia um meio de propagar suas ideias e apresentar novos modos de subjetividade, diferentes daquelas construídas pelo discurso hegemônico de então. Vários periódicos aparecem nesse período como forma de resistência ao regime militar e como instrumento capaz de conferir visibilidade às chamadas minorias. Aqui escolhemos o Jornal Lampião da Esquina como base para o nosso corpus.
Esta pesquisa entende que a construção discursiva que a mídia impressa (o jornal Lampião e as revistas atuais) produz e reproduz do sujeito homoafetivo emerge de um relativismo histórico no qual não há verdade a ser buscada nos diferentes lugares históricos, mas “verdades” construídas descontinuamente através de discursos que favorecem práticas de poder. 
Com base no o aporte teórico da Análise do Discurso e no trabalho arquegenealógico de Michel Foucault, que leva em conta o fato de um objeto receber significações diferentes conforme a época e as práticas em que ele ganha existência, a proposta então é investigar esta premissa foucaultiana, aplicada ao sujeito homoafetivo que se constitui no discurso (como acontecimento) que irrompe nas páginas de Lampião assim como nas de publicações mais recentes dirigias aos homossexuais.
A esta pesquisa interessa a figura do homoafetivo produzida linguística e discursivamente em o Lampião da esquina e mais recentemente, nas revistas gays anteriormente citadas. Atentando para o significado e a relevância desse material para os estudos da linguagem, o mesmo será tratado aqui sob um enfoque sócio-histórico de cunho qualitativo, a fim de se privilegiar a compreensão e a interpretação do objeto. 

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