segunda-feira, 14 de novembro de 2011

SUBJETIVIDADE, PODER E MÍDIA: A ESCRITA DE SI NO CORPO TATUADO

segunda-feira, 14 de novembro de 2011
Edileide Godoi
DOUTORANDA PROLING/UFPB

Este trabalho tem como objetivo geral analisar como a escrita no corpo vem produzindo identidades e construindo subjetividade na sociedade de contemporânea, buscando compreender como o corpo se oferece como matéria (suporte) em que a escrita e o desenho significam. Para tanto é preciso pensar o discurso como propõe Foucault (2005, p.55), “um conjunto de regras próprias a prática discursiva. Essas regras definem não a existência muda de uma realidade, mas o regime dos objetos”. São essas regras, a serem acolhidas na dispersão do discurso da tatuagem, que acreditamos constituir uma prática discursiva que constitui um lugar para subjetivação. Entendemos que a escrita no corpo é uma prática discursiva que luta contra a sujeição, contra as diversas formas de subjetivação e submissão que lhes são impostas e oferecidas através das técnicas de si. Foucault em seu texto "O sujeito e o poder” (1982) enxerga que as diferentes técnicas que modificam os indivíduos em sujeitos atraem diversas formas de lutas e resistência. O problema é: será que diante das transformações sócio-culturais ocorridas no período compreendido por muitos teóricos como pós-modernidade ou “modernidade líquida” (BAUMAN, 2007), a textualização no corpo é uma forma de subjetivação resistente a técnicas de si imposta pela sociedade capitalista ou mais uma forma de pertencimento a um determinado grupo? Para embasar nosso trabalho escolhemos o aporte teórico da Analise do Discurso francesa uma ciência em que a análise precede a própria teoria (MALDIDIER, 2003, p.12). O corpus de nossa pesquisa será composto de um recorte feito em revistas de circulação nacional (Veja), blog (“dor e prazer”), site (www.uol.com.br) que propõe, meio a dispersão enunciativa, uma escrita de “si para si”. Compreender a textualização no corpo é em alguma medida compreender as novas formas de significar o corpo e significar os sujeitos. Conforme Revel (2005, p.83) o processo de subjetivação são práticas de objetivação que permitem constituir-se sujeito de sua própria existência.

0 comentários:

 
PESQUISAS DESENVOLVIDAS PELO CIDADI ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates ► Distribuído por Templates