domingo, 6 de novembro de 2011

CORPO, IDENTIDADE E MÍDIA: OS DISCURSOS SOBRE O ENVELHECIMENTO EM REVISTAS DE VARIEDADES

domingo, 6 de novembro de 2011
Maria Emmanuele Rodrigues Monteiro
DOUTORANDA PROLING/UFPB
  Vivemos em uma sociedade capitalista cujo consumo de bens materiais/imateriais e serviços para a manutenção de um corpo ativo, belo e produtivo é muito importante, devido à valorização excessiva da juventude em detrimento da velhice, ocorrendo isso por causa da existência de um “lugar”de memória, que caracteriza a posição sujeito idoso a partir de traços identitários que desvalorizam essa posição sujeito e, que de acordo com Guita Debert (1997, p.40), “dão uma configuração específica à organização de mercados de consumo e à articulação de demandas políticas”. Assim, essa pesquisa tem como objetivo maior analisar os efeitos de sentido das construções identitárias da mídia para a velhice, a fim de explicar na emergência desta, como lugar sócio-histórico, o que propicia, como funcionam e quais as consequências do silenciamento da posição sujeito idoso, fruto de uma formação discursiva marginalizada, e da promoção de identidades de inclusão, propostas pela mídia, baseadas na concepção de corpo como veículo do prazer, para os idosos nos gêneros presentes em Veja, Época e Isto é – revistas das quais recortamos o nosso corpus.



0 comentários:

 
PESQUISAS DESENVOLVIDAS PELO CIDADI ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates ► Distribuído por Templates